top of page
  • danilodiehl

Backpack Forlidar®: a solução para o inventário florestal

Imagem floresta oval vermelha e amarela


Medidas precisas do estoque de madeira em uma floresta são imprescindíveis ao planejamento industrial, porém caras. A cubagem depende da derrubada de um pequeno número de árvores para a medição direta do volume do tronco. Tais medições são usadas para construir modelos estatísticos relacionando as dimensões mais importantes de uma árvore (altura e seu diâmetro em relação à altura do peito – DAP) com o volume real.

Em seguida, o volume é extrapolado para grandes áreas florestais usando medições de altura e DAP provenientes do inventário florestal como entrada para os modelos construídos sobre as poucas árvores medidas. No inventário florestal as árvores são medidas manualmente e individualmente por uma equipe de campo. As medições são realizadas com equipamentos e métodos rudimentares, tais como a suta ou fita diamétrica e os hipsômetros, para medir diâmetro e mensurar altura, respectivamente.

Defeitos em tais equipamentos de medição e a inabilidade do operador em manuseá-los são fontes de erro frequentes, responsáveis por comprometer a precisão das medidas obtidas pela abordagem tradicional. Assim, essa metodologia é considerada cara, pois consome tempo e acaba não fornecendo medições precisas.

Árvores 3D


Imagem


Figura 1. Nuvem de pontos coletada com Backpack Forlidar®.


Neste contexto, a metodologia de escaneamento a laser de parcelas florestais se mostra revolucionária e torna o trabalho de campo mais eficiente, sendo capaz de gerar grande volume de dados, de forma precisa, rápida e inovadora. O uso de um escaneador laser permite gerar, em ambiente computacional, uma visão 3D dos alvos escaneados. Assim, o serviço de mensuração e processamento de dados coletados por escaneamento a laser em inventários florestais é capaz de realizar a reconstrução tridimensional de árvores (Figura 1), permitindo a geração de informações essenciais para os produtores e indústrias do setor.


Backpack Forlidar®

A Forlidar é a desenvolvedora da Backpack Forlidar® (Figura 2), plataforma móvel de coleta de dados por escaneamento a laser e de rotinas de processamento de dados LiDAR, voltadas para inventário florestal. Essa mochila integra uma unidade escaneadora LiDAR Velodyne modelo VLP16 a um computador portátil, acionados remotamente pelo operador da mochila através de um aplicativo compatível com os sistemas iOS e Android. Os dados coletados pela Backpack Forlidar® permitem a geração de uma nuvem de pontos LiDAR, que representa em 3D as superfícies dos elementos escaneados nas parcelas, como solo, troncos, ramos e folhas.


Figura 2. Backpack Forlidar®, equipamento utilizado para coleta de dados LiDAR em parcelas de inventário florestal.


O sistema processa digitalmente as nuvens de pontos 3D coletadas em campo, e de forma supervisionada calcula os parâmetros florestais de maior interesse, como alturas comercial e total, diâmetros, área basal etc. Em geral, o processamento das nuvens de pontos envolve o uso de algoritmos que operam de forma similar às metodologias de cubagem, modelando cilindros em intervalos de altura específicos e reconstruindo os segmentos dos troncos como se fossem cilindros empilhados.


Quer conhecer melhor esta nova solução para o inventário florestal? Solicite mais informações sobre a backpack Forlidar®, enviando e-mail para contato@forlidar.com.br.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Blue Sky Young Researchers Innovation Award 2º Lugar

Imagem Prêmio Blue Sky O prêmio internacional Blue Sky Young Researchers Innovation Award, fornecido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), é direcionado a estudantes e jovens pesquisadores de at

Desafio Florestal 1º Lugar - Na Mídia

Imagem Desafio Gerdau A Gerdau, empresa siderúrgica, lançou um desafio florestal para startups e pesquisadores em parceria com o Fiemg Lab. Tal desafio buscou soluções inovadoras e aplicações voltadas

Como a Forlidar monitora os ativos de seus clientes?

A tecnologia LiDAR tem sido usada mundialmente em diversas áreas: veículos autônomos, monitoramento de florestas e recursos hídricos, agricultura, arqueologia, construção civil e até em estudos de pol

bottom of page