top of page
  • danilodiehl

Como a Forlidar monitora os ativos de seus clientes?

A tecnologia LiDAR tem sido usada mundialmente em diversas áreas: veículos autônomos, monitoramento de florestas e recursos hídricos, agricultura, arqueologia, construção civil e até em estudos de poluição. No Brasil, a Forlidar se insere no mercado como pioneira na prestação de serviços de monitoramento de ativos com a tecnologia LiDAR.

Dados tridimensionais são normalmente gerados por sistemas LiDAR (acrônimo para Light Detection and Ranging) baseados em tecnologia laser. Assim como seu nome sugere, a tecnologia utiliza luz emitida por sensores laser para medir a distância do sensor até objetos que são escaneados. Em termos técnicos, a distância é obtida por meio da medição do intervalo de tempo entre a emissão do pulso laser e a recepção do sinal refletido. O tempo transcorrido multiplicado pela velocidade da luz e dividido por dois equivale à distância entre o sensor LiDAR e o objeto na superfície terrestre. Para monitorar os ativos de seus clientes, os serviços da Forlidar convertem os dados LiDAR em informação personalizada, que expressa a riqueza dos dados 3D gerados por essa tecnologia. A equipe também presta serviços de exploração e análise de Imagens de sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para fins de monitoramento e auxílio ao planejamento na tomada de decisão.

Perita em sistemas de apoio ao manejo e monitoramento de recursos naturais (inventário florestal, biometria, planejamento, gestão, pesquisa e desenvolvimento), a equipe é formada por especialistas em Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Economia, Gestão, Matemática e Estatística. Todos possuem vivência internacional e especialização em métodos quantitativos de análise das atividades produtivas florestais e agrícolas, além de monitoramento de linhas de transmissão elétrica.


Vantagens da tecnologia LiDAR

  • Dados são coletados com rapidez e alta precisão

  • Coleta e análise de dados é automatizada

  • Dados da superfície de objetos ou terreno escaneados têm uma densidade amostral maior

  • Capacidade de penetrar a vegetação e coletar dados de elevação mesmo em áreas com densa cobertura vegetal

  • Dados podem ser coletados durante o dia ou a noite

  • Não causa distorções geométricas nas feições de objetos ou terreno escaneados

  • Pode ser integrado com outras fontes de dados (imagens RGB, termais etc.)


Produtos

A Forlidar destaca-se no fornecimento de dois serviços principais: o processamento de dados gerados com tecnologias LiDAR aeroembarcadas (Airborne Laser Scanning – ALS) e terrestres móveis (Mobile Laser Scanning – MLS). Conheça um pouco mais sobre ambas.

Inventário Florestal com Escaneamento LiDAR Aerotransportado


IMAGEM


O processamento de dados gerados com tecnologias LiDAR aeroembarcadas, para fins de inventário florestal, reduz substancialmente o erro associado às estimativas de inventário florestal convencionais. É possível construir modelos estatísticos aplicáveis à toda extensão da propriedade em alta resolução, fornecendo estimativas espacialmente contínuas das variáveis dendrométricas de interesse, tais como DAP e altura. O levantamento laser aerotransportado leva a ganhos consideráveis de exatidão e de redução do custo final do inventário florestal. O Sistema Forlidar® de processamento de dados LiDAR foi criado como solução comercial para, a partir de um conjunto de algoritmos personalizados e de procedimentos especializados, atender com excelência às necessidades do mercado florestal.

Inventário Florestal com Escaneamento LiDAR Terrestre


IMAGEM


O escaneamento LiDAR terrestre móvel de parcelas de inventário florestal utiliza um sistema de coleta de dados chamado Backpack Forlidar®. Essa plataforma integra uma unidade escaneadora LiDAR a um computador portátil, acionados remotamente pelo operador da mochila via um aplicativo compatível com os ambientes iOS e Android.

Os dados coletados pela Backpack Forlidar® permitem a geração de uma nuvem de pontos LiDAR que expressa em 3D as superfícies dos elementos escaneados nas parcelas, como solo, troncos, ramos e folhas. Essa nuvem de dados é posteriormente processada para extração dos parâmetros florestais de interesse.


Imagem Plantinhas


Em outras palavras, o serviço envolve duas etapas principais. Na primeira, a coleta de dados no campo das parcelas de inventário é realizada através do escaneamento a laser das áreas das parcelas. Em uma segunda etapa, os dados coletados pela Backpack Forlidar® são processados para gerar estimativas das variáveis dendrométricas de interesse, tais como DAP e altura, além de modelos de volume.

Agricultura de precisão e topografia


Imagem


A Forlidar oferece um acompanhamento preciso da produção no campo a partir do desenvolvimento de soluções personalizadas de acordo com a cultura de interesse. Os principais produtos para a agricultura são: mapas de produtividade, incidência solar na plantação, rede de drenagem e modelos digitais de terreno (MDT) e superfície (MDS). O processamento de dados LiDAR produz MDTs e MDSs altamente precisos, uma vez que a tecnologia de tridimensionalização do espaço escaneado pode atingir 1-3 cm de precisão. Quando comparada à aerofotogrametria, a tecnologia LiDAR oferece as seguintes vantagens: representa melhor a realidade de campo, é independente das condições de luz do ambiente e a aquisição dos dados e seu processamento são bem mais rápidos que na geração de MDTs e MDSs por fotogrametria.

Monitoramento de linhas de transmissão


Imagem


O monitoramento 3D com lidar em áreas de linhas de transmissão pode ser usado para medir a altura da vegetação encontrada embaixo de cabos condutores, informação imprescindível para o processo de poda seletiva previsto pela Norma Técnica NBR 5422 – Projeto de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica. Outras medidas possíveis utilizando-se a tecnologia LiDAR são a distância entre cabos e solo (chão) e distância entre cabos e vegetação.


Gostou? Você pode conhecer mais sobre os serviços das Forlidar aqui!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Blue Sky Young Researchers Innovation Award 2º Lugar

Imagem Prêmio Blue Sky O prêmio internacional Blue Sky Young Researchers Innovation Award, fornecido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), é direcionado a estudantes e jovens pesquisadores de at

Desafio Florestal 1º Lugar - Na Mídia

Imagem Desafio Gerdau A Gerdau, empresa siderúrgica, lançou um desafio florestal para startups e pesquisadores em parceria com o Fiemg Lab. Tal desafio buscou soluções inovadoras e aplicações voltadas

bottom of page